Razões para investir em 2023

Portada: Razões para investir em 2023 - Blogs - InvestDream.net

Razões para investir em 2023, há várias. Seja pelo cenário global que ainda sofre as consequências da guerra Rússia e Ucrânia, seja pela mudança de governo no Brasil, ou pela instabilidade no real. 

E neste percurso é normal uma parcela considerável das pessoas se sentirem desnorteadas e não saberem exatamente como executar este objetivo.  

Afinal, o mercado financeiro pode ser um ambiente muito complexo. Contudo, existem uma variedade de investimentos. 

Neste sentido, investir na bolsa em 2023 é uma das opções viáveis e simples, especialmente para quem é iniciante. 

Neste artigo vamos elencar os motivos, as etapas, e os tipos de investimentos para este ano de 2023. 

RAZÕES PARA INVESTIR EM 2023

O primeiro passo é entender porque deve investir. E para compreender isso é muito simples e passa pela análise da sua vida. 

Imaginemos que tenha um sonho, seja comprar uma casa, carro, abrir uma empresa, fazer uma viagem, intercâmbio, curso, cirurgia, aposentadoria…etc. Necessariamente para alcançar tais objetivos precisará de dinheiro.  

Pois bem! Garantir o futuro de forma independente é um motivo razoável para evitar problemas financeiros. Da mesma forma, garantir uma velhice tranquila e sem preocupações. 

Então, se não tem dinheiro guardado, mas tem sonhos, o melhor caminho é começar a investir já em 2023. 

Através de alguns investimentos é possível ter uma renda passiva de forma recorrente. E dependendo da modalidade, tempo e capital empregado, os investimentos podem se tornar a principal fonte de renda. 

Por outro lado, os investimentos em renda variável costumam trazer melhores retornos financeiros a longo prazo.  

É natural que o investidor com a prática opte por retorno maiores, e volte seu olhar para a bolsa de valores, pois, a renda variável atende essa necessidade.


Este assunto pode-lhe interessar: INVESTIMENTOS EM 2023 PARA INICIANTES


QUAL PERFIL DE INVESTIDOR OPTAR?

Antes de escolher os ativos para a carteira de investimento, é fundamental conhecer seu perfil de risco e estabelecer objetivos a longo, curto e médio prazo. 

Para conhecer o perfil o investidor pode contar com duas opções: pesquisa ou auxílio de uma corretora que na ocasião deve ser escolhida com cuidado.  

Neste sentido, três preocupações deve fazer parte do seu plano: 

Perfil – deve saber identificá-lo, como dito, por meio de pesquisa, que nada mais é; uma análise pessoal da forma como se relaciona com o dinheiro. Ou pedindo ajuda a uma corretora.  

Objetivo – sendo um passo posterior, determinará se o objetivo com o investimento seguirá um caminho de longo, curto e médio prazo. 

Corretora – deve ser escolhida com calma e atenção. Atualmente existem diversas que oferecem benefícios diferenciados. 

Dito isso, como identificar seu perfil, na prática? 

Primeiramente se há dinheiro para investir, depois conhecer a forma como lida com o dinheiro para determinar seu perfil de investidor. O próximo passo é compreender minimamente o mercado e seus ativos, e por fim escolher a corretora que mais lhe agrada. 

RAZÕES PARA INVESTIR EM 2023 NO ATUAL CENÁRIO ECONÔMICO

A efervescência causada pelos conflitos geopolíticos na Europa, especialmente na guerra Rússia e Ucrânia, o risco de recessão nos EUA, a instabilidade do mercado chinês, foram os principais fatores para a oscilação negativa da economia mundial em 2022.  

No Brasil, a corrida eleitoral também causou aflição nos investidores com a probabilidade de implementação de novas políticas fiscais e econômicas. 

A expectativa da taxa Selic em 2023, que atualmente está em 13,75% ao ano, é de manutenção do percentual em dois dígitos sem grandes alterações. 

O Banco Central do Brasil promoveu boa parte dos ajustes, e a medida favorece o investimento em títulos públicos e privados de renda fixa.  

Porém, não significa que a renda variável deve ser ignorada. Apesar do temor em torno da revogação do teto de gastos e a dúvida sobre o controle das dívidas públicas, o mercado vê com otimismo alguns setores estratégicos da economia nacional. É o caso das empresas de capital aberto de energia elétrica e logística. 

Este cenário torna propício investimentos em ativos de baixa volatilidade como os pós-fixados, tendo maior previsibilidade na geração de caixa e proteção, como ocorre nos títulos públicos e créditos privados relacionados ao IPCA. 

INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA EM 2023

Se o objetivo em 2023 é proteger seu patrimônio, o foco é escolher pelo melhor ativo que provém da avaliação de aspectos como segurança e previsibilidade. 

Com o atual cenário de alta dos juros, os títulos de renda fixa voltam ao protagonismo nas carteiras dos investidores brasileiros.  

Tendo a inflação em alta no país, os ativos atrelados ao IPCA despontam como boas opções para uma estratégia de hedge. Que tem objetivo de proteger investimentos como: ações, moedas e commodities, contra a variação de preços. 

Ativos como os certificados de recebíveis – CRI e CRA – são os preferidos do momento. 

Empresas de construção civil, papel e logística estão como as melhores opções para incluir no portfólio em 2023. 

INVESTIMENTOS EM RENDA VARIÁVEL EM 2023

No quesito renda variável, sabe-se que o Ibovespa enfrentou desafios em 2022, e em 2023 o cenário deve se repetir.  

Portanto, é possível aproveitar as oportunidades e formular uma estratégia visando a rentabilidade. 

Por se tratar de investimento de maior risco, as chances de retorno são proporcionalmente maiores. 

Contudo, na escolha das melhores empresas de capital aberto para investir, vale atentar às políticas do novo governo. Isso porque haverá mudanças nas estratégias de companhias mistas e estatais, especialmente na distribuição de dividendos.  

Destacam-se as companhias de energia elétrica, logística, petróleo e gás, alimentação, serviços financeiros e tecnologia. 

Pois bem! Descrevemos neste artigo os motivos pelo qual deve investir em 2023. Mas não somente isso, dissecamos algumas operações viáveis para esta finalidade. 

Seu objetivo agora é entender este contexto e optar pela melhor aplicação conforme o mercado e principalmente a sua realidade. 

Seja um investidor de sucesso!